Taiúva- Município faz uma volta ao tempo!!

Administração - Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019


Taiúva- Município faz uma volta ao tempo!!

Através da Direção do Projeto Arco Íris ( mantido 100% pelo Município, atendendo o dia todo, crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 15 anos; proporcionando alimentação, banho, reforço escolar, karatê, musica etc), através da competente Diretora Bethi Araújo com seus professores, monitores, estagiários e demais funcionários, proporcionaram uma " volta ao tempo " , lembrando o início da criação de Taiúva com sua arte, religião, vida associativa e principalmente, do café a cana de açúcar.
Taiúva teve a sociedade Carlos Gomes, a Sociedade Espanhola, a Sociedade Italiana e Espanhola; povos que colonizaram a Terra da Amora Branca ( tupi Guarani: Amoreira branca), fruto e árvore frondosa que era encontrada com facilidade por onde andavam os desbravadores que, chegaram a este chão, com a instalação de um barracão para o depósito de café, a estação da antiga estrada de ferro e uma dezena de casas da própria companhia que era mantenedora dos serviços ferreo.
Na noite de 28/11/2019, no Ginásio de Esportes, centenas de cidadãos foram acompanhar no alunado de referida instituição, onde representaram as nacionalidades citadas , através de danças e outras apresentações.
A caráter , os representantes dos portugueses dançaram; os japoneses por sua vez, deram um show e cada grupo , lembrou o Cine Carlos Gomes, o Carnaval da cidade com os foliões e a conhecida Farra da Vaca, que imita o bumba meu boi ;
Na ocasião, alunos se colocaram emncadeirasve carteiras antigas onde tudo era  atraves de lousa e mimiografo . A fé do povo também foi demonstrado com a réplica da Igreja Matriz .
Em tempo, lembramos na questão educação, a Escolinha da Iracema Lustosa Pires ( dona Nene) .
Lembrando que Taiúva teve centenas de musicos: Banda Direto e Taiuvense, Banda Orlando Gomes, Banda Márcia e outras, o Projeto Arco Íris, lembrou o início de tudo: apresentou sua fanfarra musical!
Na ocasião, o Prefeito Kiko (PTB) , enalteceu o trabalho da Profa Bethi e de todos os Funcionários, citou um pouco sobre a rica história de Taiúva.
Em seguida, todos se dirigiram ao Salão Social Do Centro Físico ( antigo depósito da companhia de estradas de ferro e na estação antiga) , onde viram maquetes criadas pelos alunos: mostrando prédios da cidade; entre eles a Igreja de Santo Antônio, a Escola Furlan, a Escola Ortiz, o Hospital e a Praça 9 de Julho. Também estavam expostos vários quadros com fotos antigas da cidade, jornais e, numa sala, havia um projetor mostrando " um cinema com filmes da antiga Taiúva ".
A população demonstrou curiosidade em ver, observar as fotos, conhecer um pouco da  história etc.
Para muitos, a cidade deve resgatar e promover destes movimentos culturais.
Tudo foi constituído com recursos da própria prefeitura e contou com o apoio de todos os alunos e funcionários, comentou a dirigente Elisabethi Araújo; que por sua vez, foi elogiada pelo Prefeiuo, pelos Vereadores Dr Fernando, Gilson e por muitos cidadãos.

Prefeitura Municipal


Taiúva