Saúde - Terça-feira, 31 de Março de 2020

Coronavírus

A Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, apresenta informações sobre o cenário do coronavírus em Taiuva, assim como medidas que evitam o seu contágio.

Coronavírus

Atualizado em 06/04/2020 às 09h30

NÚMEROS ATUALIZADOS DO COVID-19 EM TAIUVA.

Casos em investigação: 0       Casos descartados: 0       Casos confirmados: 1 ( Aguardando a contraprova do Instituto Adolf Lutz - Laboratório validado para Covid-19 )

• SOBRE O CORONAVÍRUS:

Os sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar pneumonias.

Sua transmissão ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva ou catarro.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas aparecem.

• MEDIDAS DE PROTEÇÃO:

O álcool em gel e o detergente se mostraram grandes aliados no combate ao vírus. Realize a higienização das mãos sempre que possível, principalmente após o contato com pessoas ou materiais suspeitos.

Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Utilize lenço descartável para higiene nasal.

Evite exposições desnecessárias ou aglomerações de pessoas em locais com suspeita.

Caso conheça alguém com suspeita de contaminação, oriente a procurar auxílio médico imediatamente.

Mantenha-se atualizado sobre os níveis de alerta.

• QUANDO SUSPEITAR?

O Ministério da Saúde estabeleceu três situações onde a pessoa deve procurar atendimento médico:

1 – Febre e pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, entre outros), além de histório de viagem para área com transmissão local, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.

2 – Febre e pelo menos um sintoma respiratório e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.

3 – Febre ou pelo menos um sintoma respiratório, além de contato próximo de caso confirmado laboratorialmente para o coronavírus, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.
Caso o munícipe esteja enquadrado em um dos três itens acima, deve procurar o Pronto Socorro Municipal.